Fórmula 1 Pilotos, Carros, Equipes, resultados, Estatísticas, Notícias, Classificação

Fórmula 1 Pilotos, Carros, Equipes, resultados, Estatísticas, Notícias, Classificação

Verstappen encerra maior jejum de vitórias desde 2020 no GP de São Paulo fórmula 1

No Azerbaijão, Daniel Ricciardo venceu, com Lewis e Vettel chegando em quinto e quarto respectivamente. Na Áustria, Bottas venceu mais uma, Hamilton chegou apenas em quarto e o líder do mundial em segundo. Na Inglaterra, a flecha de prata corria em casa, e venceu a prova, com Vettel chegando apenas em sétimo depois de um pneu furado na última volta.

George Russell faz a pole position em Las Vegas na Fórmula 1; Verstappen largará em quinto

Apoiado por Fernando Alonso, o brasileiro foi alvo de desconfiança e, nem mesmo os títulos nas categorias inferiores, foram capazes de assegurar um lugar como titular na Fórmula 1. Mas o apoio nos bastidores e a destreza mostrada ao volante tornaram-no um piloto mais robusto e um ímã de elogios vindos de todas as partes. O jovem tenista brasileiro João Fonseca começou a temporada de 2025 com uma conquista impressionante no Challenger 125 de Camberra, na Austrália….

Emerson, Wilson Fittipaldi Júnior e Arturo Merzario tiveram coragem de ficar fora da pista. 1975 marcou a estreia da Copersucar-Fittipaldi, que disputou o campeonato de F1 até 1982. Este ano foi marcante para José Carlos Pace, que somou 24 pontos e conquistou sua primeira (e única) vitória, no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, autódromo que hoje leva seu nome. Após 5 vitórias na primeira metade do ano, ele sofreu um terrível acidente no Grande Prêmio da Alemanha, e só sobreviveu graças a coragem de Arturo Merzario, Brett Lunger, Harald Ertl rf1brasil.com e Guy Edwards. Lauda, que passou 4 dias na UTI (tendo chegado até a receber a extrema-unção, em virtude de seu gravíssimo estado de saúde), lutou para recuperar a forma a tempo de disputar o Grande Prêmio da Itália, em Monza, onde chegou em quarto lugar.

F4 BRASIL

Neste último ano, a Ferrari encerrou o jejum de dezesseis anos sem um mundial de construtores. Em 1999 Schumacher sofreu um grave acidente em Silverstone e ficou fora por boa parte do campeonato retornando apenas na Malásia. Após o domínio nos dois primeiros anos das Alfettas e das antigas voiturettes, a Ferrari apresenta um carro vencedor com motor de 4,5 litros e domina completamente os anos de 1952 e 1953, dando a Alberto Ascari o título de bicampeão. Neste momento, a Alfa, que competia ainda com as Alfettas (projeto do pré-guerra) não tinha recursos financeiros para investir no desenvolvimento de um novo projeto e decide abandonar a categoria. O heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, completa 56 anos nesta sexta-feira, 3, em privacidade total e envolto em mistérios a respeito de seu estado de saúde desde que se acidentou andando de esqui em 2013.

Times

A piloto catarinense de apenas 19 anos se tornou a primeira mulher a vencer na F4 Brasil, categoria que é reconhecida e homologada pela FIA. Olhando para as segundas melhores voltas, a pole da corrida 1 do sábado é de Nobels também, com 01min35s029. Souza sobe para segundo, com Cho em terceiro, Arthur Pavie em quarto e Comparatto fechando o top 5. Ethan Nobels foi o mais rápido com 01min34s902, garantindo a pole da corrida do domingo, seguido de Álvaro Cho a 0s122 e João Pedro Souza em terceiro, a 0s200.

Juan Pablo Montoya também estrearia pela Williams, mostrando arrojo e pouco cuidado com os pneus de seu bólido inglês. Em 1997, Jacques Villeneuve, da Williams, faturou seu único título na categoria após Schumacher tentar jogar sua Ferrari em cima da Williams do canadense, pois na corrida final o alemão estava um ponto a frente do canadense. A Williams nunca mais venceu nem o título de pilotos, nem o de construtores desde então. Depois dessa atitude antidesportiva, Schumacher foi desqualificado do Mundial de 1997, mas os pontos dos construtores não foram excluídos da Ferrari.

No campo da propaganda, esta época foi decisiva para o futuro das competições na Fórmula 1 como conhecemos hoje. A Lotus se juntou a uma empresa de tabaco em 1968, e criou a equipe Gold Leaf Lotus, com carros pintados de vermelho, branco e dourado, o que fez desaparecer o tradicional verde britânico. Nessa época, a F-1 era essencialmente um esporte e o mercantilismo ainda não tinha tomado conta. As equipes eram mantidas com ajuda das empresas de petróleo e fabricantes de pneus. De acordo com o jornal Daily Mail, mais de 1500 arquivos pessoais do ex-piloto foram roubados. Ele conta que no primeiro teste no carro da Sauber, em dezembro do ano passado, em Abu Dhabi, se saiu bem porque tirou a pressão dos ombros.

O título foi assegurado pela ausência de seus rivais, Paul Aron e Martí, na pole position da última etapa, em Monza na Itália. Com isso, Gabriel tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um título da F3. Em 2015, Hamilton liderou o campeonato desde a abertura e tornou-se campeão com antecipação de três corridas ao vencer nos Estados Unidos. O acidente premeditado de Nelsinho Piquet causou a entrada do safety car e tumultuou a parada nos boxes. Felipe Massa (que estava na primeira posição na corrida) foi para os boxes e teve problema com a mangueira de combustível e saiu da prova. Se não fosse intenção premeditado de Nelsinho Piquet em causar o acidente que favoreceu Fernando Alonso, possivelmente Felipe Massa seria o campeão mundial de 2008 ao invés de Lewis Hamilton.

A ver se o desempenho se mantém no segundo ano e segue o caminho de ajudar na carreira dos jovens pilotos, não só brasileiros. Afinal de contas, a versão argentina chegou a ser anunciada, teve algumas provas, porém não teve seguimento… Então, é uma grande oportunidade para pilotos brasileiros de fazer a transição do kart para carros monopostos, o que aumenta muito as chances de existirem pilotos do Brasil nas principais categorias do automobilismo mundial. Em suma, a F4 Brasil (abreviação de Fórmula 4 Brasil) é uma nova forma de jovens pilotos serem apresentados aos carros monopostos (mesmo tipo de carro de categorias como Fórmulas 1, 2 e 3 e W-Series).

Com esse resultado percebeu-se que a temporada seria muito disputada e teria a volta de um duelo de pilotos de diferentes equipes. No Grande Prêmio da China, Lewis venceu e Sebastian chegou sem segundo, e o campeonato ficou empatado entre Hamilton e Vettel. O Grande Prêmio do Barém foi vencido pelo alemão, com o inglês em segundo. O Grande Prêmio da Rússia foi vencido por Valtteri Bottas, que conquistava sua primeira vitória na F1, Vettel em segundo e Hamilton em quarto. No Grande Prêmio de Mônaco a Ferrari conquistou sua primeira dobradinha, com o alemão em primeiro; Hamilton teve problemas na classificação e não conseguiu mais do que um sétimo lugar no apertado Circuito de Mônaco. Lewis voltou ao triunfo no Grande Prêmio do Canadá, com o rival do campeonato chegando apenas em quarto, o que amenizava o prejuízo de Mônaco.

Quem venceu foi o argentino Carlos Reutemann, com o brasileiro Pace em segundo, seguido de James Hunt e Emerson Fittipaldi, que se tornou bicampeão mundial de Fórmula 1. Em 1958, a Cooper apresenta um pequeno carro (baseado nos modelos da Fórmula 3 de 500 cc) com motor de fabricação própria, montado na parte traseira, com um acentuado índice de avanço técnico comparado aos carros da época. O campeonato de 2008 foi muito disputado, com boa performance de pilotos novatos, com destaque para Sebastian Vettel, da Scuderia Toro Rosso, que se tornou o piloto mais jovem a vencer um GP da categoria. Nesse ano, houve melhora na performance de equipes como STR (que terminou a frente do chamado « time A », a Red Bull Racing), BMW Sauber e Toyota. Cabe ressaltar a ida de Barrichello para a Ferrari, após passar pelas equipes Jordan e Stewart GP, e a estreia de Jenson Button, com atuações consistentes pela Williams-BMW.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.